quarta-feira, 1 de junho de 2011

Organização nossa de cada dia!

A nossa casa precisa estar arrumada mesmo nos dias em que a diarista não trabalha. Aliás, a função da diarista é limpar e não organizar.
Organizar uma casa não precisa ser uma tarefa árdua. Basta saber por onde começar. Uma boa dica é fazer uma lista separando as atividades por cômodo. Vale lembrar que cada residência tem a sua dinâmica. Quantidade de pessoas que vivem na casa... qual o período em que as pessoas estão em casa... tem empregados?

Dicas para quem não tem mensalista, somente diarista (meu caso)
Nos dias em que a diarista não está:

  • Mantenha os ambientes organizados. Elimine o que é inútil e guarde as coisas em seus devidos lugares. Isso facilita o trabalho da sua diarista;
  • Recolha o lixo do banheiro a cada dois dias;
  • Mantenha a pia da cozinha limpa.Portanto, programe-se para que, após o café da manhã, a louça seja lavada.
  • À noite, após o jantar, lave a louça seque e guarde tudo (inclusive a louça limpa do café da manhã);
  • Arrumar a cama pela manhã todos os dias é um hábito a ser adquirido. É como escovar os dentes, quando você não o faz, sente falta. Sem falar que o visual do quarto fica muito melhor.
  • Roupas íntimas – assim que as recolher, dobre-as e guarde-as em seus respectivos lugares.
  • Lavagem de roupas – separe por cores e tipos. Por exemplo: toalha de banho com roupões, pijamas. Geralmente, esse grupo de roupa eu lavo aos sábados, quando a minha diarista vem na minha casa.
  • As roupas pretas precisam de atenção especial: evite sabão em pó. O sabão líquido é melhor porque dilui bem e as roupas não ficam com aspecto envelhecido. Se o seu desodorante mancha, capriche esfregando as camisas à mão. Atenção com a quantidade de amaciante, pois, pode deixar a roupa engordurada.
  • Nunca é demais lembrar que a água da lavagem das roupas pode (e deve) ser usada para lavar calçadas e na limpeza de banheiro.

Sábado - Dia de Faxina - ou, para mim, é o dia da visita do meu anjo da guarda ;o)



Deixe para a sua diarista as tarefas de limpeza propriamente ditas. Ressalto que a dinâmica da família deve ser levada em conta para organizar o dia. O exemplo que eu uso é o da minha rotina e, em casa, somos eu, meu marido e uma cachorrinha.

A minha diarista chega cedo. Ela começa passando as roupas (que já estão devidamente organizadas)

A ordem da limpeza é:
                        Calçados
                        Banheiro social
                        Home Office
                        Sacada
                        Quarto (até chegar aqui, já estamos acordados)
                        Banheiro (Suíte)
                        Closet
                        Cozinha          
                        Área de serviço

A cada quinze dias as janelas recebem atenção especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário