segunda-feira, 25 de julho de 2011

Morar em Prédio

As cidades estão cada vez mais populosas e os espaços mais escassos. Por questão de segurança e comodidade, muitas famílias tem optado em morar em apartamento. E como dividir praticamente o mesmo espaço, as chamadas áreas comuns, com pessoas estranhas e até de hábitos diferentes dos nossos?

 A resposta mais acertada é o bom senso.  Não adianta viver em guerra com seu vizinho de porta, o ambiente fica pesado.  Tente sempre o diálogo e evite discutir diretamente com a pessoa. Nesse caso, procure o síndico e explique, calmamente, o que lhe perturba.
Seguem algumas dicas para manter a boa convivência nos prédios residenciais:
Primeiramente, verifique as regras do condomínio; As regras existem para manter a ordem do ambiente.
Se você tem animal de estimação, procure não circular com ele nas áreas comuns. Nem mesmo na calçada em frente ao prédio, permita que o seu animalzinho faça as necessidades. Caso isso ocorra, limpe imediatamente. Aliás, isso serve também se ele defecar na rua.
Não ande de salto alto dentro do apartamento, a menos que o seu imóvel seja totalmente acarpetado.
Coloque pedacinhos de feltro nos pés das cadeiras e, mesmo assim evite arrastá-las.
A sua preferência musical não precisa ser conhecida pelos vizinhos. Cuidado com o volume. Vale também para o volume da TV – já pensou a polícia bater a sua porta porque algum vizinho achou que ouviu um tiroteio?
Sacudir toalhas na janela nem pensar.
Oriente a sua empregada doméstica a não varrer sacada abaixo.
Se o seu ar condicionado ainda é da versão janela, peça a zeladoria para verificar possíveis vazamentos. Já acordou de madrugada e contou gotas? É horrível!
Atenção também com as crianças – o ambiente para elas brincarem e correrem é o playground; qualquer outro lugar pode ser perigoso, especialmente nas escadas.
Elevador não é brinquedo. É meio de transporte e, se usado indevidamente, pode ser perigoso.
Lembre-se que qualquer área do condomínio, é a extensão do seu apartamento, do seu lar. Ajudar a manter tudo em perfeito estado é dever de todos os moradores. Qualquer manutenção ou reposição de algo que quebrou, deverá ser ressarcido pelos moradores.
Respeite os horários para fazer festa.
Piscina não é lugar para correrias e saltos bombásticos. Você pode se divertir sem incomodar as outras pessoas.
No geral, pense no seguinte: Eu me sentiria ofendido ou agredido com essa atitude? Se a resposta for positiva, não haja de tal maneira. O seu direito termina onde começa o do próximo.



Daniella Roste
47 9172 2035
Twitter -  @organizarservir

Um comentário: