quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Organizando uma viagem com seu animal de estimação

O Turismo já entendeu que é fato os turistas viajarem cada vez mais com seus animais de estimação. Hoje, é possível encontrar hotéis, pousadas, cias aéreas e demais serviços que atendam também os quatro patas.

Viajar com seu animal de estimação não é tão complicado. Basta um pouco de planejamento e organização. Sempre que meu marido e eu programamos um passeio, a primeira pergunta é: A Honey pode ir junto?
Com alguns cuidados, é possível incluir o seu amiguinho no roteiro das suas férias. Veja algumas dicas:

Carteira de saúde: esta deve estar rigorosamente atualizada, especialmente com as vacinas em dia. Solicite ao veterinário do seu bichinho um atestado de saúde. Este atestado deve conter a assinatura do veterinário, um carimbo com o nome completo e no. do CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária) e a data do atestado. A carteira de saúde e o atestado devem ser levados consigo na viagem.

Se a viagem for internacional, é necessário um CZI (Certificado Zoosanitário Internacional) emitido pelo Ministério da Agricultura, gratuitamente, nos aeroportos internacionais. Para obtê-lo é preciso agendar, por telefone ou pessoalmente, uma consulta com o médico veterinário do Ministério da Agricultura localizado nos Aeroportos Internacionais. Você deve ter em mãos os documentos emitidos por seu veterinário de confiança.


mielikki.com.br

Viagem de Avião - Verifique com antecedência com a companhia aérea a disponibilidade do seu animalzinho embarcar na cabine. É possível caso ele pese até 6kg, incluindo a caixa de transporte. Animais maiores viajam no compartimento de bagagem, geralmente sedados.

Muita atenção com os atrasos dos voos - em 2011 foram vários relatos de cães que morreram devido a esses atrasos.

Viagem de ônibus - As regras são basicamente iguais aplicadas pelas cias aéreas.

Viagem de carro - É preciso atenção e cuidado para as viagens de carro. O animal deve estar dentro da caixa de transporte ou ainda com cinto de segurança especial que é facilmente encontrado nas pet shops. É proibido levar o animal no banco da frente, seja no colo do motorista ou do carona. A infração pode render até 5 pontos na carteira e uma multa de R$127,69.


Cinto de Segurança

Evite alimentar o animal até quatro horas antes de sair, para ele não passar mal. Prefira dirigir à noite ou bem cedo, por causa do calor. Em trajetos longos, planeje paradas para o animal fazer suas necessidades. E cuidado com o ar-condicionado, que pode provocar bronquite alérgica ou problemas respiratórios, devido à alteração de temperatura.

Caixa de Transporte - Esta deve ser do tamanho apropriado para o animal, de modo que ele possa dar uma volta completa dentro da caixa. Uma dica importante: adquira a caixa com antecedência e acostume o seu animalzinho dentro dela - permita brincadeiras e até que ele durma dentro da caixa para não estranhar esse "novo ambiente".



Kit Viagem - separe uma bolsa com itens do seu animalzinho - uma toalha, lenço umedecido para higiene, água mineral, ração, saquinho cata caca, medicamentos e lenço umedecido para limpeza caso ele faça uma sujeira num local inadequado.

No mais, aproveite as férias com seu bichinho!





Daniella Roste
47 9172 2035
Twitter -  @organizarservir

Um comentário:

  1. Excelente post! Esclarece muitas dúvidas de quem quer levar um bichinho em viagens. =)

    www.helida.com.br

    ResponderExcluir