segunda-feira, 21 de maio de 2012

Dicas para facilitar o dia-a-dia


A sua vida está um caos e você tem vontade de largar tudo? Calma. Respira!


É natural nos sentirmos sobrecarregados(a) por tantos afazeres: é a casa, os filhos, o cachorro, o trabalho, buscar filhos na escola, levar para a natação, o jantar com amigos, a reunião na escola... ufa.... cansou só de escrever...

E é isso mesmo que deve ser feito. Escreva num papel ou no computador TODAS as suas tarefas. Isso vai te dar um panorama geral do seu dia a dia. 

Acorde cedo: sim, é difícil... mas só assim você aproveitará melhor o dia, dando ritmo a sua jornada diária. E para acordar cedo, a dica é dormir cedo. E a quantidade de horas depende de cada um. Tem gente que dorme 4 horas por noite e acorda feliz da vida!

Adiante o que for possível na noite anterior: Separe o uniforme das crianças, a sua roupa de trabalho, o dinheiro da faxina. Até o carro pode ser abastecido com antecedência.

Cardápio semanal: Se você e sua família fazem as refeições diariamente em casa, prepare um cardápio semanal e fixe na geladeira. Essa dica ajuda a sua lista de compras da feira e do supermercado. Sempre na noite anterior, dê uma olhada no cardápio e veja o que precisa ser descongelado.

Lavar roupas: Dependendo do tamanho da sua família, isso pode ser feito no máximo duas vezes na semana. Não mais que isso.

Limpeza de banheiro: Todos os dias o banheiro deve ser limpo. Não precisa ser uma faxina pesada; apenas recolha o lixo, limpe a pia e o vaso sanitário e recolha as roupas sujas.

Para as crianças: crie uma "rotina para dormir" que, além de vestir o pijama e escovar os dentes, as crianças devem recolher os brinquedos e guardar no lugar correto. Assim, os pequenos aprendem desde cedo a ter responsabilidades e senso de organização.

Todos podem (e devem) ajudar: O marido pode lavar a louça... por que não? o filho adolescente pode cuidar do seu próprio quarto! Cada um pode por exemplo, arrumar a sua cama. Enfim, todos podem ajudar, especialmente se você não tem uma empregada todos os dias!

E a sua lista de tarefas diárias? Elimine tudo o que for inútil. Delegue o que for possível. Use o delivery - hoje, existe delivery para supermercado, feira, água mineral... basta um clique!

Se fizer um pouquinho todos os dias, o stress diminui e a gente fica muito mais feliz!



Daniella Roste
47 9172 2035
Twitter -  @organizarservir



2 comentários: