segunda-feira, 2 de julho de 2012

Como acabar com o mofo

Para quem mora numa cidade úmida como Blumenau, sabe muito bem o problema que é o mofo.

Bolsas, sapatos, cintos, carteiras, roupas, bijouterias, relógios, jóias, documentos... o mofo ataca em tudo!

Para minimizar esse problema, é preciso cuidado e paciência. O mercado dispõe de produtos para acabar com o mofo e, as donas de casas, muitas dicas. Falarei um pouco dos dois.

Vamos ao produtos:

É possível encontrar em supermercados produtos químicos em potes de plástico. É só seguir a orientação do fabricante. É importante verificar sempre o nível da água que se forma no recipiente. Quando atinge a marca indicadora, é hora de comprar um novo pote. A quantidade de potes vai depender do tamanho do seu guarda roupa ou closet.  



Existem também equipamentos elétricos - são os desumidificadores. Para isso, você precisará instalar tomadas dentro do guarda roupa ou closet. Dica: se estiver projetando um novo guarda roupas ou closet, inclua as tomadas no projeto.






Antes de comprar qualquer produto, é preciso fazer uma boa limpeza. Vamos às dicas:

Verifique cada peça do guarda roupa. As que estiverem mofadas (mancha verde esbranquiçada) devem ser separadas para limpeza. Separe em tecidos, couro e assim por diante.

Tire todas as peças de dentro do guarda roupa. Passe um pano umedecido em uma solução de água e vinagre e passe no interior. Troque a água sempre que estiver suja. Por último, passe um pano umedecido somente em vinagre e deixe secar naturalmente. O ideal é fazer esse procedimento em dia de sol. 

Ah.... o sol! Poderoso aliado contra o mofo. Se você tem empregada, oriente-a abrir o guarda roupa e mantê-lo assim o maior período do dia. Ela pode fechá-lo no fim do expediente. Caso você não tenha empregada, lembre-se de abrir o guarda roupa antes de sair para o trabalho. Se você tem a sorte de ter o sol dentro do seu quarto em algum momento do dia, abra as janelas! Quanto maior a ventilação e luminosidade natural, menos mofo.



Limpando as peças com mofo

Tecido: basta lavar normalmente com água e sabão. Só use removedor de manchas em último caso. Leia sempre a etiqueta da peça.

Couro: as peças de couro em geral precisam de tratamento especializado. Separe a peça, tire o mofo com um pano úmido. Caso a mancha persista, encaminhe para uma lavanderia que dará o tratamento correto. Quanto aos calçados, limpe-os também com um pano úmido e se necessário, o sapateiro fará a remoção da mancha e poderá aplicar um impermeabilizante. Esse tratamento vale também para bolsas e cintos. Jamais guarde as peças de couro em sacos plásticos. O ideal é usar TNT. Lembre-se sempre de colocar as peças de couro para arejar à SOMBRA. 


Evite: Usar o vaporizador dentro do quarto ou próximo ao closet. A umidade vai contribuir para a proliferação do mofo.

A melhor maneira de evitar problemas com o mofo, é manter a sua casa limpa e arejada. Assim, suas roupas, seus calçados e acessórios ficarão conservados por mais tempo.




Daniella Roste
47 9172 2035
Twitter -  @organizarservir








Um comentário: