segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

É hora de mudar!

Até um tempo atrás, para mim, mudança era sinônimo de caos. Desespero total. Hoje, consigo fazer uma mudança organizada e planejada, de modo encontrar tudo quando chego ao destino.

Saiba que, além de transportadoras especializadas em mudança, é possível contar com a ajuda de uma Personal Organizer que, além de fazer os orçamentos, acompanha o serviço da embalagem dos móveis e objetos até a organização na nova residência.

A mudança consiste em três etapas básicas: Antes, durante e depois. Cada uma dessas etapas, se realizada com organização, planejamento e paciência; resultará em sucesso.

Antes

Ao escolher a empresa de mudança, pesquise a idoneidade. Acerte o preço e o serviço com antecedência.

Hora de praticar o desapego - Descarte itens quebrados e que não tem conserto. Promova uma Garage Sale e ganhe um dinheiro com itens que não servem para você, mas que pode ter utilidade  para outra pessoa.

Separe as cortinas e tapetes e providencie a lavagem dos mesmos. Isso deve ser feito com pelo menos 15 dias de antecedência.

Escolhida a nova residência e a data da mudança, é hora de organizar e embalar os pertences. Comece embalando todos os itens que você não usará tão cedo. Tenha em mente que você terá que encontrar tudo no destino. Tenha caneta e etiquetas para identificar as caixas.

Embalagem - Faça um cômodo por vez – comece pelo cômodo que não é tão utilizado – o quarto de hóspedes, por exemplo. Só passe para o outro cômodo quando terminar o atual. Essa regrinha já evita um princípio de caos.

Identifique as embalagens de acordo com cada cômodo e lembre-se de identificar os cômodos do destino também. Assim, o pessoal da mudança saberá onde colocar as caixas e os móveis.

Para embalar: Plástico bolha, caixas de papelão, fita adesiva larga, tesoura, caneta hidrocor, etiquetas.

Faça a solicitação de Energia Elétrica, Água e Telefonia para a sua nova morada.

Se o seu novo imóvel é em condomínio, verifique horário permitido para mudança. Reserve local para estacionar o caminhão.

Geladeira – consuma tudo o que for possível. O que restar, acondicione em caixas térmicas. A geladeira deve ser desligada com antecedência e estar limpa para o transporte.

Tenha em mãos uma caixa de ferramentas.

Separe uma ou duas mudas de roupas para cada membro da família. Assim como um nécessaire com produtos de higiene.

Defina o que será transportado no caminhão de mudanças e o que você mesmo levará. Algumas empresas não transportam objetos pessoais como jóias, por exemplo. Documentos pessoais devem ser mantidos consigo.

Relacione todos os itens e, se possível, fotografe.

Deixe à mão um kit de primeiros socorros (esparadrapo, curativos, medicamentos).

Um caderno, caneta e o celular e carregador de celular são itens essenciais. Eu incluo uma lanterna também. Esse kit deve ser de fácil acesso, numa bolsa de mão, por exemplo.

Monte kits de uso imediato por cômodo:

Cozinha
3 panos de prato
Esponja
Detergente
1 jogo de louça para cada membro da família (copo, prato, talheres)

Banheiro
Papel higiênico
Produtos de higiene
Toalha de banho e de rosto

Providencie a limpeza do imóvel um dia antes da mudança.

Verifique a voltagem da localidade e, se necessário, adquira transformadores.

Se o seu bichinho vai acompanhá-lo, é melhor que seja identificado. Tenha em mãos um kit especial para ele também com: cama, toalha, comida e água. É prudente manter a carteira de vacinação por perto.

Durante

Se possível, acompanhe o carregamento e o descarregamento dos móveis e demais objetos. Se você não puder fazê-lo, conte com a ajuda de uma personal organizer.

Oriente para que cada caixa/embalagem/móvel/eletrodoméstico seja colocado no cômodo específico de acordo com a identificação.

Uma dica que eu aprendi com a experiência – monte a cama o quanto antes. A hora que o cansaço bater, nada como um bom banho e uma cama aconchegante para relaxar. 


Depois

Tenha paciência!

Use a mesma dica do “Antes” – faça um cômodo por vez. Nesse caso, comece pelo cômodo mais utilizado.

Após duas horas do descarregamento, ligue a geladeira. Limpe-a e organize os alimentos.

Providencie um e-mail para os amigos informando o endereço da nova morada.

Daniella Roste
47 9172 2035
Twitter -  @organizarservir

Nenhum comentário:

Postar um comentário